terça-feira, novembro 20, 2012

Como era o regime comunista em Praga

Você talvez já tenha acompanhado ou ouvido falar ou até mesmo estudado nas aulas de história sobre o comunismo que existiu na República Checa. É um assunto um tanto antigo, do qual ainda está na memória de muitos, do qual ainda apoiam o seu retorno.Sabemos que foi uma época muito difícil.O comunismo baseava-se em ideologia do qual tinha um regime totalitário, em oposição a cultura, crenças, uma sociedade sem classes, sociedade em regime igual. etc, etc.
Na antiga Tchecoslováquia havia 37 campos de trabalho forçado de 1948-1951.Eram levados para lá pessoas politicamente não confiáveis, do qual ficavam fechados sem julgamento por até dois anos, os chamados
Já os campos de concentração eram levadas pessoas consideradas "espiões" e "traidores".
Além disso para que nenhum checo saísse ou entrasse tanto na Alemanha Ocidental quanto na Áustria  foram colocados arames farpados com energia elétricas, quem tentasse atravessar era morto.Além disso muitos monges e freiras foram mortos, muitos conventos e igrejas foram fechados.
Todos trabalhavam em servidão.Todos tinham que obedecer a esse regime, se você não obedecesse era perseguido e morto.Com esse acontecimentos muitos queriam saber da existência de Deus, é um dos motivos pelos quais a maioria dos checos são ateus.Como consequência de um regime comunista, trouxe uma sociedade mais pobre e pouco intelectual, já que o pouco que se ganhava trabalhando eram roubados pelo próprio regime, e muitos não podiam estudar por estar preso a esse regime.Muitos esconderijos foram feitos em casa, para proteger suas famílias, caso a polícia procurasse alguém que eles achavam não ser"confiáveis".Muitos filhos eram separados de seus pais e uma família inteira separada. Nesse tempo 262 mil pessoas comunistas e inocentes foram executados.Muitos judeus foram executados.
Enquanto que na Alemanha o maior comunista e nazista Hitler , dos qual executava todos que não eram considerados traidores e que não acreditavam em seu regime, seu racismo levou a morte de inúmeros judeus.Mulheres eram levadas para serem estrupadas e mortas, enquanto que velhos, jovens e bebês eram degolados.Milhões de ucranianos morriam de fome.Albaneses, Coreanos, Chineses eram mortos sem base para tal ato.
Foi então que no período de 17-29 de Dezembro houve a queda do comunismo em Praga - República Checa, desencadeando a Revolução do Veludo, e então veio o fim do comunismo, assinado por Vaclav Klaus,(ex presidente da República Checa) do qual foi apoiada por outros governos europeus, incluindo Alemanha. Desta forma o comunismo, nazismo, fascismo, entre outros regimes, foram considerados regimes contra a humanidade do qual não deverão ser adotados.
Porém sabemos que há alguns que ainda apoiam o retorno desse regime comunista na República Checa, mas com certeza muitos não querem relembrar isso de novo!


Achei uma reportagem legal com esse tema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário